A Bíblia Sagrada
12:46Livros da Bíblia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os Livros da Bíblia são indicados diferentemente nos cânones judaicos, católicos, protestantes, ortodoxa grega, ortodoxa eslava, Apostólica armênia e Igreja Siríaca, embora não haja sobreposições substanciais. Uma tabela comparando os cânones de algumas dessas denominações aparece abaixo, tanto para o Antigo Testamento e os Novo Testamento. Para uma discussão detalhada sobre as diferenças, consulte "cânon bíblico".
As igrejas Ortodoxas Orientais podem ter pequenas diferenças em suas listas de livros aceitos. A lista dada aqui para estas igrejas é o mais abrangente: se pelo menos uma Igreja Oriental aceita o livro, é incluída aqui.
Índice
[esconder]Tanakh ou Antigo Testamento
Na tabela, marca-se com um asterisco (*) um livro que está presente, mas em uma ordem diferente. Células vazias indicam que um livro que está ausente do cânone protestante; acentuando que os mesmos os retiraram tardiamente, tendo em vista que estabeleceram o seu cânone de forma final e definitiva no século XX, juntamente ao aparecimento das sociedades bíblicas, que vieram a retira-los, os livros em questão estavam no cânone desde o I século; livros esses que são frequentemente chamados pelos protestantes de apócrifos, um termo que às vezes é usado especificamente e pejorativamente para descrever os livros no cânon católico (e da Igreja Ortodoxa) que estão ausentes da Bíblia Protestante, e como dito antes, embora esses mesmos livros não aceitos pelos protestantes já estivessem no cânone desde o I século na igreja; católicos e ortodoxos descrevem esses livros como Deuterocanônicos.
Novo Testamento
Em geral, entre os grupos cristãos, o cânone do Novo Testamento é semelhante, embora a ordem de alguns livros possam variar.
A Igreja Ortodoxa Etíope têm mais alguns livros em seu cânone: Livro dos Jubileus, Livro de Enoque, e o Resto do Ensino de Baruc (4 Baruc).
O Peshitta exclui 2-3 João, 2 Pedro, Judas e Apocalipse, mas as Bíblias da moderna Igreja Siríaco-Ortodoxa incluiu mais tarde as traduções dos livros, juntamente com a declaração de Baruc. Ainda hoje, o lecionário seguido pela Igreja Ortodoxa Síria apresenta lições apenas dos vinte e dois livros de Peshitta.
Terceira Epístola aos Coríntios foi, em tempos considerado pelos armênios ortodoxos, mas já não é impresso com modernas edições.
TAGS: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, 1 Crônicas, 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos, Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias, Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos dos Apóstolos, Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito, Filemom, Hebreus, Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João Judas, Apocalipse.
0 comentários